Reflectir sobre a Vida e Obra de D. Bosco - Educar pelo Amor



Apresentação
O Articentro tem como principal missão contribuir para a formação de competências e saberes no domínio da expressão plástica, com enfoque nas tecnologias da Pintura, Desenho e Escultura, com uma abordagem centrada no desenvolvimento global do Aluno, ao nível da estética, inteligência emocional, motricidade fina, expressão linguística, responsabilidade pessoal e social e domínio técnico dos materiais e suportes utilizados no âmbito das artes plásticas.
No seu plano de actividades contempla a organização de exposições, tertúlias e a criação de produtos artísticos e de design, com vista à aprendizagem de práticas úteis ao nível do Empreendedorismo, Cidadania, Interculturalidade, Solidariedade e Eco-sustentabilidade
Destina-se a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e Secundário.

Motivos de orgulho
Praticamos o Estilo Educativo Preventivo Salesiano inspirado em D. Bosco, com afecto, trabalho, criatividade e crença no talento particular de cada Aluno

Profissão
Ensino das Artes Plásticas e prática diária da Criatividade e Inovação, tanto na Arte, como na Vida





… esta seria uma forma sucinta de vos apresentar o nosso Projecto e Vocação, e efectivamente, com simplicidade, é isto que o Articentro é, essencialmente.

Contudo, porque o nosso Projecto de Ensino é um de contacto e empatia, e como a importância que a Educação e que o Amor têm nas nossas vidas é de uma importância fundamental, fundadora, decidimos terminar o ano com uma Festa e Homenagem à Vida e Obra de D. Bosco.

O seu tema central foi a Educação pelo Amor, e o mote foram os “sonhos” de D. Bosco que animaram um Workshop que irá perdurar até a obra está terminada.

Tal como o caminho se faz, caminhado, também esta será fará pintada, pintando :)

Lançado o convite e a inquietação, a Equipa do Articentro deixa a todos votos de umas Boas Férias e a reportagem fotográfica desta obra que é o “Zénite” desta temporada e “Nadir” da que virá em Setembro.



Até lá, muita inspiração!

Nuno Quaresma

Inês Hassamo
Paula Valente





Nota Biográfica sobre D. Bosco

João Bosco nasceu  no dia 16 de Agosto de 1815, em Becchi, próximo da cidade de Turim, no norte da Itália.
De família rural e pobre, João perde o pai aos dois anos de idade.
É a mãe, Margarida, que o cria com sabedoria e crença em valores como amor sereno exigente, criador.
É a trabalhar na terra, em contemplação e vendo Deus na beleza do céu, na abundância das colheitas ou no temporal ameaçador, João aprende também a ver o sblime e o divino no rosto dos outros, principalmente dos mais pobres e desfavorecidos.
Aos 9 anos, João tem um sonho que marcará toda a sua vida.:
Quando observava um grupo de adolescentes que conversava no meio de impropérios e palavrões, João ofendido e incomodado tenta pará-los com socos e pontapés.
É então que aparece um homem de rosto brilhante e diz: “João! Não com pancadas, mas com bondade, que serás amigo deles”. Confuso, diz  que é pobre, não tem recursos para estudar e nem sabe como fazer isso.
O Senhor diz “Eu te darei a Mestra. Com ela vais aprender tudo”.
Então apareceu uma linda Senhora, que segura na mão de João e diz: “Olhai!”. Os meninos tinham-se transformado em animais ferozes.
Contudo ela continua a falaro: “Eis o teu campo de trabalho. Torna-te humilde, forte e robusto”.
Quando olha novamente, João vê que no lugar das feras existiam agora cordeirinhos que saltavam em torno do Senhor e da Senhora.
João nada entendia do que no momento acontecia. Então a Senhora disse: “a seu tempo tudo compreenderás!”.

Os anos que se seguiram, foram orientados a partir deste sonho e sobre ele D. Bosco, num trabalho admirável e numa vontade e crença sem fim legou-nos a Instituição Salesiana e a prática do Estilo Preventivo de D. Bosco


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Workshop de BD, Pintura e Inclusão - Rossio, Comemorações do Dia da Europa

Sobre o Curso