Ensinar é aprender duas vezes...

“Ensinar é aprender duas vezes”
Joseph Joubert, Filósofo e Ensaísta Francês (1754-1824)

Não sei se todas as Pessoas reflectem sobre as dimensões do conhecimento, mas para nós, Educadores, Pais, Professores, o tema é naturalmente de uma importância central.
É neste conhecimento que sabemos existir o mais sólido alicerce para o crescimento, pleno, saudável, e para a adaptação ao Mundo, com serenidade, bom senso, para o sonho, para o amor, para a fé.
Nesta “Oficina” e pela natureza dos ofícios que nelas exercitamos, todos os dias fazemos do conhecimento e da sua aprendizagem um processo vivo, dinâmico e intenso, que em cada semente, faz crescer muitas mais, cumprindo assim dois dos mais belos fenómenos associados à criatividade: o desenvolvimento e a inovação.
Este é um dos aspectos da identidade do Articentro - a de laboratório onde uma Equipa de Professores multidisciplinares catalisa esta transformação e o Articentro, mais do que um mero espaço agradável e bem equipado para a tarefa, é sobretudo um espaço simbólico para a descoberta, experimentação e aquisição de saberes através da Arte.
Aqui preocupamo-nos com o desenvolvimento completo do Aluno, com a sua capacitação para compreensão, interpretação e representação da sua realidade interior e exterior. Preocupamo-nos em formá-lo para o uso em pleno dessa imprescindível competência que é a imaginação e criatividade para que, ao longo da vida, se lembre que sobre este instrumento será sempre possível fazer germinar e crescer o improvável, o belo, o sublime, a sabedoria e ainda outras coisas mais simples e necessárias em cada dia: respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, trabalho em equipa, organização e segurança no trabalho.
Educamos para esta cultura da curiosidade, da inovação, do empreendedorismo, da responsabilidade, da perseverança, com uso das linguagens tradicionais das artes plásticas, com o recurso às mais variadas técnicas, tecnologias, materiais e plasticidades e firmemente fundados na crença no talento e unicidade de cada Aluno.
Trabalhamos para fazer florescer Homens e Mulheres mais felizes e completos, Cidadãos mais equipados e responsáveis, no bom Estilo preventivo Salesiano inspirado em D. Bosco.
Temos um único desejo e apenas um objectivo: ajudar os nossos pequenos grandes Autores a cumprirem o máximo das suas potencialidades, a encontrarem a sua vocação, seja ela qual for, mas com a absoluta e experimentada confiança de que, como dizia Mahatma Gandhi, todos possamos ser um dia a mudança que queremos ver acontecer no Mundo.

Articentro,
Nuno Quaresma
Inês Hassamo
Paula Valente

Ps. A propósito, para além do acima enunciado, ensinamos ainda desenho a carvão, pintura em acrílico, óleo e aguarela, escultura e eco criatividade.
Leccionamos nas 5 tardes úteis da semana e estamos ainda e sinceramente empenhados em aprender muito mais, com a criatividade daqueles que em cada uma das nossas sessões, ainda e sempre   :) , nos surpreendem com a reinvenção dos ensinamentos professados.


Articentro 2011, Ensinar é aprender duas vezes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Workshop de BD, Pintura e Inclusão - Rossio, Comemorações do Dia da Europa

Sobre o Curso